Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3541
Autor(es): Kayser, Edilson do Valle
Título: Entre as águas e a urbe: memória, imagem e projeto na requalificação urbana da orla de Porto Alegre
Palavras-chave: Espaço público;Equipamento cultural;Requalificação urbana;Projeto arquitetônico
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: KAYSER, E. V. Entre as águas e a urbe: memória, imagem e projeto na requalificação urbana da orla de Porto Alegre. 2023. 301 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3541. Acesso em: 04 ago. 2023.
Resumo: Esta é uma pesquisa que se insere no campo de estudos em memória social, apresentando como objeto, a Orla de Porto Alegre. A problemática, a respeito dos elementos simbólicos do imaginário de interação capazes de fundamentar as diretrizes para a realização de projetos arquitetônicos de equipamentos culturais na Orla do Lago Guaíba em Porto Alegre incorporando a relação com a Memória Social, foi construída em torno da memória imagética, especificamente em registros fotográficos, como ferramenta capaz de estabelecer subsídios na elaboração de um equipamento cultural sob a forma de espaço público naquela borda lacustre, cumpridos os preceitos de sustentabilidade e interação. Seu objetivo geral é elaborar um projeto arquitetônico, sob a forma de estudo preliminar, de um equipamento cultural público na Orla do Lago Guaíba em Porto Alegre, a partir da construção de uma memória coletiva baseada em elementos representativos do imaginário de interação com aquela borda d’água, através de requalificação urbana e pesquisas que incorporem a relação entre memória, imagem e projeto. Como base conceitual, estabeleceu-se um diálogo com a memória, abalizado em arcabouços teóricos provenientes dos fenômenos individual e coletivo, do esquecimento e do ressentimento, da cidade, do meio ambiente, da paisagem, dos lugares de memória, do patrimônio, da imagem e da fotografia. Estabeleceram-se, também, diálogos com a orla, ao percorrer fundamentos relacionados à urbe, à sustentabilidade urbana, à requalificação urbana, à dimensão simbólica, aos imaginários urbanos, ao espaço público e ao equipamento cultural. Metodologicamente, trabalhou-se com ferramentas de pesquisa documental, análise de conteúdo e documentação imagética. O corpus documental foi composto por registros fotográficos, analisados a partir da leitura das imagens baseada nas abordagens histórico-semiótica e iconológica, relevantes para responder aos questionamentos e objetivos propostos. Identificou-se um campo fértil de rastros memoriais, capazes de pavimentar um arcabouço do imaginário, norteadores à elaboração de equipamentos culturais públicos na Orla de Porto Alegre.
Orientador(es): Waismann, Moisés
Coorientador(es): Almeirão, Mauricio Pereira
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evkayserOpen Access10,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.