Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3547
Autor(es): Gregis, Hilaine
Lopes, Ronaldo Silva
Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Título: Mulheres de Machado: personagens machadianas em cena
Palavras-chave: Mulheres;Cultura;Teatro;Machado de Assis
Data do documento: 2022
Editor: Editora Unilasalle
Citação: Rosa, L. R. L. ; GREGIS, H. ; LOPES, R. S. Mulheres de Machado: personagens machadianas em cena. MOUSEION: Revista do Museu e Arquivo Histórico La Salle, n. 42, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8341. Acesso em: 01 set. 2023.
Resumo: O presente artigo pretende analisar a contemporaneidade e o uso didático do texto de Machado de Assis adaptado para a peça teatral intitulada Mulheres de Machado (ROSA, 2008) e sua manifestação cultural como forma de expressão artística. O roteiro foi escrito para celebrar os 100 anos da morte de Machado de Assis com o propósito de ser encenado na Universidade La Salle, em Canoas-RS, por alunos e professores do curso de Letras. O texto reúne personagens de diversos livros, ambientado na Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, cujas personagens femininas são apresentadas pelo próprio autor, e em suas conversas, percebe-se o cenário da época entre 1880 e 1890, seus costumes e ideias. Dessa forma, o texto dramático apresenta elementos propícios a uma análise da cultura subjacente ao texto, valorizando a expressão artística da literatura e do teatro. Para a análise, parte-se do conceito de cultura apresentado por Ernst Cassirer (2012 numa abordagem político e social do homem acrescida da discussão acerca da adaptação do texto literário ao roteiro dramático, a partir dos estudos de Hucheon (2013). Espera-se com este estudo elucidar a cultura brasileira e artística do texto literário e do texto dramático a partir dos escritos do consagrado escritor brasileiro Machado de Assis
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Letras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hgregis.pdfOpen Access319,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.