Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3580
Autor(es): Costa, Renata Almeida da
Carlos, Paula Pinhal de
Pinto, Jéssica Nunes
Título: Afinal, os muros mais altos correspondem à maior segurança às vítimas de violência de gênero?
Palavras-chave: Gênero;Violência de gênero;Risco;Medo;Segurança
Data do documento: 2023
Editor: Conpedi
Citação: PINTO, J. N. ; CARLOS, P. P. ; COSTA, R. A. Afinal, os muros mais altos correspondem à maior segurança às vítimas de violência de gênero?. In: ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 6., 2023, Londrina. Anais… Florianópolis: Conpedi, 2023. p. 96-112. Disponível em: http://site.conpedi.org.br/publicacoes/4k6wgq8v/8ayk373n/25q0im3i99nX63Q9.pdf. Acesso em: 04 set. 2023
Resumo: Não é incomum dizer que a vida em sociedade, muitas vezes, ocasiona a sensação de medo e insegurança. O cerne da questão reside em que, de fato, consiste essa sensação de medo e insegurança e quais são os efeitos dela na vida em sociedade, sobretudo, considerando os aspectos que envolvem violência de gênero, mais especificamente, violência doméstica e familiar praticada contra a mulher. Assim, o presente estudo tem por finalidade promover reflexão acerca da segregação social ocasionada pela sensação de medo e de suas repercussões nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher (VDFCM). Para isso, conceitua-se, gênero, com a finalidade de associar o termo à violência contra as mulheres, em razão de serem do sexo feminino e, portanto, vítimas do patriarcado arraigado culturalmente, bem como retrata a realidade do enclausuramento nos casos em que ocorrem violência doméstica. A metodologia adotada qualitativa e a coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ppcarlos.pdfOpen Access494,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.