Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3612
Autor(es): Bortolaso, Ingridi Vargas
Borges, Maria de Lourdes
Wermann, Marco Aurélio
Título: Memórias da usina de tratamento de lixo de estrela: um estudo em memória social
Palavras-chave: Memória Social;Resíduos Sólidos;Usina de Tratamento de Lixo;Meio ambiente
Data do documento: 2023
Editor: Rede Brasileira de Educação Ambiental
Citação: BORGES, M. L. ; WERMANN, M. A. ; BORTOLASO, I. V. Memórias da usina de tratamento de lixo de estrela: um estudo em memória social. Revista brasileira de educação ambiental, v. 18, p. 384-399, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14238. Acesso em: 26 out. 2023
Resumo: Este artigo objetivou construir memórias por meio de um diagnóstico sobre o tratamento dos resíduos na Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela (RS) sob a perspectiva da memória social. A metodologia qualitativa foi utilizada no estudo de caso da UTL por meio de sete entrevistas e análise documental. Os resultados denotam a presença de uma marca negativa na memória coletiva da comunidade no que se refere ao histórico de como a sociedade lida com a UTL, a qual se encontrava fragilizada, sem atenção do poder público. Memórias invisibilizadas de trabalhadores emergiram ao lado de evidências de descaso do poder público, caracterizando uma temática sensível, envolvida por silêncios e esquecimentos para a coletividade de Estrela.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Engenharia de Produção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ivbortolaso.pdfOpen Access288,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.