Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3614
Autor(es): Hirsch, Martin André
Alievi, Rejane Maria
Bortolaso, Ingridi Vargas
Pimenta, Márcio Lopes
Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Título: Estratégia de operação: utilização da eficiência global de equipamentos como estratégia competitiva
Palavras-chave: Eficiência Global de Equipamentos;OEE;Vantagens competitivas;Produtividade;Estratégias
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Metodista de São Paulo
Citação: HIRSCH, M. A.; ALIEVI, R. M.; BORTOLASO, I. V.; PIMENTA, M. L. ; SILVA, C. H. P. Estratégia de operação: utilização da eficiência global de equipamentos como estratégia competitiva. Revista organizações em contexto, v. 18, p. 245-268, 2022. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1035909/pdf. Acesso em: 26 out. 2023
Resumo: A competitividade nos setores da construção civil e mineração têm exigido que as empresas encontrem alternativas estratégicas eficazes. O estudo busca contribuir com a utilização da eficiência global de equipamentos (OEE) como ferramenta gerencial na obtenção de ganhos de produtividade e vantagem competitiva em uma prestadora de serviços que trabalha com grandes equipamentos. Foram levantados os atuais indicadores, as possíveis falhas no seu gerenciamento, os impactos e as proposições de melhorias advindas da análise de aplicabilidade da OEE. Trata- -se de um estudo de caso único, com abordagem quali-quanti, com a realização de entrevistas na fase qualitativa e o emprego de fórmulas e cálculos da OEE na fase qualitativa. Os resultados mostraram que a aplicabilidade da OEE apresentou relevante potencial gerencial para a tomada de decisões da empresa, além de representar uma ferramenta para o ganho de produtividade e um importante instrumento estratégico na obtenção de vantagens competitivas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Engenharia de Produção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ivbortolaso.pdfOpen Access764,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.