Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3636
Autor(es): Silva, Ana Paula Oliveira da
Casagrande, Cledes Antonio
Trezzi, Clóvis
Título: Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente
Palavras-chave: Práticas pedagógicas;Ética;Estética
Data do documento: 2023
Editor: Univali
Citação: SILVA, A. P. O. ; CASAGRANDE, C. A.; TREZZI, C. Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente. Contrapontos, v. 22, p. 89-107, 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18872. Acesso em: 09 nov. 2023
Resumo: Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente. O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access599 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.