Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3637
Autor(es): Lasta, Sérgio
Casagrande, Cledes Antonio
Título: Evolução, ética e empatia: um diálogo entre a psicanálise e os escritos de Franz de Waal
Palavras-chave: Educação;Empatia;Ética;Relações mãe-bebê
Data do documento: 2022
Editor: Faculdade Palotina
Citação: LASTA, S. ; CASAGRANDE, C. A. Evolução, ética e empatia: um diálogo entre a psicanálise e os escritos de Franz de Waal. Revista litterarius, v. 21, p. 1-24, 2022. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/104. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este artigo aborda a evolução da empatia e da ética nos seres humanos tomando como referência os escritos de Franz De Waal, em diálogo com a psicanálise. O objetivo do texto consiste em analisar como a ética e a empatia se desenvolvem nos humanos a partir da perspectiva teórica de Franz De Waal, em diálogo com a psicanálise, e como a educação poderá auxiliar no desenvolvimento delas. A metodologia utilizada foi a hermenêutica que possibilita maior flexibilidade nas articulações entre os principais autores, oriundos de campos científicos distintos.Constatamos que a ética e a empatia necessitam ser desenvolvidas nos humanos principalmente nas fases muito iniciais a partir das relações mãe-bebê. Mesmo que elas sejam capacidades inatas, os seres humanos não se tornam automaticamente éticos e empáticos, por isso a importância da educação e dos processos formativos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access255,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.