Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Betina Kappel | - |
dc.contributor.author | Camilo, Alessandra da Rosa Trindade | - |
dc.contributor.author | Scheid, Neusa Maria John | - |
dc.contributor.author | Casagrande, Cledes Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T14:22:32Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T14:22:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, B. K. ; CAMILO, A. R. T. ; SCHEID, N. J. ; CASAGRANDE, C. A. A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. Revista Interacções, [S. l.], v. 17, p. 293-308, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25019. Acesso em: 09 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3640 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP, buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro, oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciência da natureza | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | IB/MYP | pt_BR |
dc.subject | Rubricas | pt_BR |
dc.title | A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 334,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.