Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Trevisan, Amarildo Luiz | - |
dc.contributor.author | Santos, Fabiane Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T20:17:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T20:17:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; TREVISAN, A. L.; SANTOS, F. R. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 16 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3689 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | formação política | pt_BR |
dc.title | A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 342,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.