Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorTrevisan, Amarildo Luiz-
dc.contributor.authorSantos, Fabiane Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2023-11-16T20:17:19Z-
dc.date.available2023-11-16T20:17:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCONTE, E.; TREVISAN, A. L.; SANTOS, F. R. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 16 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3689-
dc.description.abstractO objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectformação políticapt_BR
dc.titleA formação política e cidadã do professor: luta pelo humanopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access342,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.