Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3699
Autor(es): Motta, Paloma Silva da
Gonçalves, Patrick da Silveira
Título: O tema contemporâneo saúde na educação física escolar
Palavras-chave: Saúde;Ensino fundamental;Educação física;Currículo
Data do documento: 2023
Editor: Unicruz
Citação: MOTTA, P. S. ; GONÇALVES, P. S. O tema contemporâneo saúde na educação física escolar. BIOMOTRIZ, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 35–47, 2023. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/844. Acesso em: 17 nov. 2023.
Resumo: O presente estudo busca compreender como o tema contemporâneo saúde é abordado pelo professorado de Educação Física do Ensino Fundamental. O estudo consistiu em estudos de casos realizados com três professoras de Educação Física que atuam em uma instituição de ensino da rede estadual de Tabaí , Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A partir das entrevistas, foi possível concluir que a temática é trabalhada nas aulas do componente curricular de Educação Física, sendo considerada um importante conteúdo para as docentes colaboradoras. No entanto, entende-se que sua abordagem ainda apresenta a visão tradicional de Educação Física, que ancora seus saberes na dimensão biológica e, quando contextualizada a saúde, não se articula aos determinantes econômicos e sociais que atravessam a sociedade contemporânea.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Educação Física)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
psgoncalves.pdfOpen Access564,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.