Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3700
Autor(es): Gonçalves, Patrick da Silveira
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Título: Saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave: Educação;Educação de jovens e adultos;Educação física
Data do documento: 2023
Editor: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Citação: GONÇALVES, P. S.; WITTIZORECKI, E. S. Saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 132–149, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68490. Acesso em: 17 nov. 2023
Resumo: O presente estudo busca compreender o que vem sendo pesquisado, as principais interpretações, os saberes e os lugares ocupados pelo componente curricular da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foi realizada a busca em periódicos pertencentes à área da Educação Física, com estratos A2, B1 e B2. Com essa revisão, é possível compreender que a Educação Física na EJA ainda percorre um caminho em que os saberes tematizados estão relacionados a uma Educação Física esportivista ou alicerçada na aptidão física voltada à saúde, propostas essas que parecem não dialogar com as premissas da EJA. No entanto, apontamos também experiências recentes que apontam para reflexão da proposição da Educação Física na EJA e de como ela pode contribuir para a tematização das realidades vividas pelos sujeitos da EJA, buscando estar pautada na luta por dignidade, na emancipação e na reparação de direitos que lhes foram negados.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Educação Física)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
psgoncalves.pdfOpen Access199,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.