Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Guths, Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T16:59:44Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T16:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | GUTHS, H.; FOSSATTI, P. Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, [S. l.], v. 41, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85292. Acesso em: 17 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3702 | - |
dc.description.abstract | A chegada da pandemia nos faz repensar o olhar para a qualidade de vida, inclusive em instituições de educação superior. Neste cenário, a docência sofre, diretamente, impacto no seu ambiente de trabalho, nas formas de se relacionar no processo de ensino-aprendizagem e no uso de novas ferramentas tecnológicas para a educação. O artigo aborda a qualidade de vida no trabalho docente. Este estudo tem por objetivo elaborar uma estrutura de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Docente (G-QVTD) para uma Universidade Comunitária do sul do Brasil. O método desenvolvido utilizou o Design Science Research que busca o desenvolvimento de artefatos para solucionar problemas reais. Dentre os instrumentos para a coleta de dados utilizou-se grupos focais com lideranças estratégicas da instituição em foco. O campo empírico, objeto deste estudo, é uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados são expressos em dez macroelementos, a saber: Políticas, Estratégia, Processos, Liderança, Estrutura, Recursos, Cultura, Recompensas, Resultados e Adaptabilidade. Este último macroelemento denota uma nova configuração no processo de entendimento na qualidade vida no trabalho decorrente dos novos cenários pandêmicos e póspandêmicos. As considerações finais apontam para a necessidade de definição de uma política institucional docente que apoie a estratégia e a implementação do arcabouço da organização alinhados à cultura organizacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida no Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.title | Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hguths.pdf | Open Access | 688,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.