Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3753
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dc.contributor.authorFortuna, Volnei-
dc.date.accessioned2023-11-29T16:45:09Z-
dc.date.available2023-11-29T16:45:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFORTUNA, V. A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 23, n. 79, p. 1479-1490, out./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30179/26346. Acesso em: 29 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3753-
dc.description.abstractO artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
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