Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3756
Autor(es): Fortuna, Volnei
Jung, Hildegard Susana
Título: Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem
Palavras-chave: Metodologias ativas;Educação inovadora;Prática docente;Aprendizagem significativa
Data do documento: 2022
Citação: FORTUNA, V.; JUNG, H. S. Implicações do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem. Revista Vozes dos Vales, n. 2, ano 11, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/no-24-ano-xi-102023/. Acesso em: 29 nov. 2023.
Resumo: O artigo está voltado à temática da prática docente e suas implicações sobre a aprendizagem. Nesse contexto, tem como objetivo discutir sobre as implicações da escolha do método na dinâmica ensino-e-aprendizagem1 . A partir de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a discussão gira em torno de estratégias que podem colaborar com a condução de uma educação de excelência, aqui compreendida como aquela que colabora com uma aprendizagem significativa. Os resultados sinalizam que a educação é útil quando prepara os sujeitos para uma vida com sentido. A vida com sentido exige exame, reflexão, argumentação e debate, considerando a importância da diversidade na consolidação de sociedades humanizadoras. Dessa forma, percebe-se a importância de vislumbrar novas formas metodológicas atentas às necessidades hodiernas. A centralidade no professor, na aula expositiva, no conteudismo, na postura passiva do estudante e o verticalismo pedagógico, característicos da educação tradicional não dão mais conta aos desafios da educação contemporânea. O ensino e a aprendizagem inovadora e significativa exigem interação, diálogo humanizador, gestão compartilhada, invenção e resolução de problemas capazes de provocar o estudante a compreender o seu contexto, a sua realidade e através disso, transformá-la. Pode-se concluir que inovar exige tomada de decisão assertiva quanto à melhor escolha metodológica e demanda colocar-se a caminho na superação dos métodos convencionais de educação em vista de metodologias ativas aptas a formar crítica e reflexivamente os sujeitos, atentando-se às nuances das sociedades. A prática pedagógica que utiliza metodologias ativas requer envolvimento, apropriação, conectividade, sociabilidade entre outros elementos que tornam a aprendizagem significativa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implicações-do-método-na-dinâmica-ensino_e_aprendizagem.pdfOpen Access270,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.