Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3790
Autor(es): Manera, Juliana Ribas Machado
Título: Análise das funções cognitivas em pessoas que tiveram Covid-19 e pessoas que não tiveram Covid-19: estudo de caso controle
Palavras-chave: Covid-19 – Pandemia;Alterações cognitivas;Depressão;Estresse pós-traumático;Luto
Data do documento: 2023
Citação: MANERA, J. R. M. Análise das funções cognitivas em pessoas que tiveram Covid-19 e pessoas que não tiveram Covid-19: estudo de caso controle. 2023. 86 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3790. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os casos de gravidade leves ou moderados são tratados com quarentena para conter a disseminação, na sua maioria, sem hospitalização. Os casos graves podem levar à insuficiência respiratória e exigem cuidados intensivos. Estudos recentes revelam que a evolução clínica deste público tem apresentado alterações de ordem psicológica, neurológica e cognitiva após a infecção. Objetivo: Analisar as funções cognitivas, os níveis de depressão e de estresse pós-traumático entre adultos diagnosticados com SARS-CoV-2, que tiveram sintomas leves ou moderados e que não foram hospitalizados, comparados com adultos que não tiveram histórico conhecido da infecção. Métodos: Estudo de caso-controle, realizado a partir da amostra de 90 adultos (45 casos e 45 controles). As alterações cognitivas foram analisadas através da Avaliação Cognitiva de Montreal, MoCA-T, os sintomas depressivos a partir do Inventário de Depressão de Beck (BDI) e os níveis de estresse pós-traumático através da Escala de Impacto do Evento (IES-R). Resultados: Em relação aos níveis de comprometimento cognitivo, foi verificada uma diferença significativa na frequência entre os grupos, sendo que o grupo COVID-19 apresentou um desempenho cognitivo superior ao grupo controle, o qual também apresentou maior frequência de depressão leve em comparação ao grupo COVID-19. Sobre o estresse, todos os participantes apresentaram sintomas agudo, crônico e tardio, sendo o grupo COVID-19 com os níveis mais altos de estresse pós-traumático. Os grupos apresentaram o mesmo perfil de base, diferenciando-se somente quanto às perdas de familiares, com maior frequência no grupo COVID-19. Uma das hipóteses sobre este resultado é o fato de que o grupo controle era composto por uma faixa etária menor. Foi observado ainda um aumento do consumo de cigarros e álcool nos dois grupos durante a pandemia. Conclusão: Os achados sugerem que o desempenho cognitivo poderia estar relacionado ao estado de humor, ao estresse e aos aspectos psicológicos, como o luto, o isolamento e o adoecimento, fatores que marcaram a vida da população na pandemia.
Orientador(es): Vieira, Gustavo Fioravanti
Coorientador(es): Baumont, Angélica
Zanin, Rafael Fernandes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Juliana Manera PPGSDH.pdfOpen Access3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.