Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3827
Autor(es): Neves Neto, Raul Maia de Andrade
Conte, Elaine
Título: Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro
Palavras-chave: Psicogênese da Empatia;Educação;Reconhecimento
Data do documento: 2022
Editor: Revista Cocar
Citação: NEVES NETO, R. M. A.; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 22 fev. 2024.
Resumo: O presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicogênese+da+empatia+e+(re)+conhecimento+do+outro.pdfOpen Access333,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.