Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3855
Autor(es): Schmidt, Márcia Helena Dutra
Silva, Gilberto Ferreira da
Título: Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial
Palavras-chave: Laboratório de Aprendizagem;edagogia Descolonia;Ensino Fundamental
Data do documento: 2023
Citação: SCHMIDT, Márcia Helena Dutra; SILVA, Gilberto Ferreira da. Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. e17936, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.17936. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17936. Acesso em: 1 mar. 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar ocupado pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente do Laboratório de Aprendizagem, pelo professor responsável de uma escola pública, em uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. O estudo toma como apoio os pressupostos da pedagogia descolonial e as contribuições advindas das chamadas metodologias horizontais, situando-se na perspectiva dos estudos que valorizam a narrativa reflexiva como processo formativo e auto formativo para se pensar o que se faz, o que se vive e o que se projeta em educação básica. As reflexões realizadas revelam que a busca por uma pedagogia descolonial, requer flexibilidade para aprender, desaprender e reaprender para então gerar as mudanças desejadas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO+ID+17936.pdfOpen Access390,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.