Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3869
Autor(es): Monteiro, Enedir Manoel
Título: Memória coletiva: contribuições sociais da Escolinha de Futebol de Maracajá/SC
Palavras-chave: Esporte;Escolinha de futebol;Memória coletiva
Data do documento: 2023
Citação: MONTEIRO, E. M. Memória coletiva: contribuições sociais da Escolinha de Futebol de Maracajá/SC. 2023. 62 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3869. Acesso em: 18 mar. 2024.
Resumo: O futebol constitui-se veículo para uma série de representações da sociedade brasileira, transcende sua qualidade esportiva, criando relações sociais e identidades. O objetivo desta dissertação é estudar aspectos da memória coletiva da Escolinha de Futebol de Maracajá/SC associados às suas contribuições sociais por meio de uma exposição. Trata-se de um estudo qualitativo de caso, por meio do qual foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas e analisadas por meio de análise temática. Foi possível evidenciar as contribuições que a Escolinha de Futebol de Maracajá/SC gerou, dentro do desenvolvimento social, como: lazer, recreação, educação, civismo, inclusão, bem como a construção da memória coletiva. Por meio dos resultados das análises foi possível verificar que embora o esporte tenha o objetivo competitivo, as principais contribuições estão entre as relações interpessoais desenvolvidas que geraram efeitos benéficos em longo prazo para os participantes, evidenciando elementos da memória social da comunidade maracajense. Como produto final do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, a realização de uma exposição foi capaz de promover a divulgação da escolinha, tornando-a mais conhecida e fidelizando seus usuários através das lembranças evocadas, indispensáveis para a memória coletiva. Além disso, as análises indicaram que a escolinha transcendeu a função educativa e de saúde para a comunidade, pois evidenciou-se como importante suporte para a memória coletiva da sociedade maracajense.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emmonteiroOpen Access4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.