Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4240
Autor(es): Pereira, Sofia Arpini
Título: As contradições sobre os dados públicos de sífilis na gestação e acompanhamento de pré-natal pela Enfermagem
Palavras-chave: Enfermagem;Sífilis gestacional;Pré-natal;Saúde pública;Subnotificação
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A sífilis gestacional representa um importante agravo de saúde pública, com impactos significativos na saúde materno-infantil. Este estudo evidencia as contradições entre os dados públicos de casos de sífilis em gestantes e o acompanhamento pré-natal realizado pela Enfermagem, com foco no estado do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2023. Através de uma abordagem descritiva e quantitativa, foram coletados dados do DATASUS, SINAN e boletins epidemiológicos municipais. Os resultados demonstram discrepâncias relevantes entre os dados municipais e estaduais, além de divergências no número de notificações em relação às taxas de adesão ao pré-natal. As inconsistências dificultam a análise da efetividade do acompanhamento pré-natal e o controle da infecção, comprometendo o planejamento de políticas públicas. Conclui-se que é urgente aprimorar os sistemas de notificação e fortalecer a atuação da Enfermagem como agente estratégico no diagnóstico precoce e na prevenção da sífilis gestacional.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_VERSÃO FINAL- ARTIGO TCC SOFIA ARPINI PEREIRA- 202010543.docx - SOFIA ARPINI PEREIRA.pdf474,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.