Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFanfa, Natália Nascente-
dc.date.accessioned2025-07-22T21:16:38Z-
dc.date.available2025-07-22T21:16:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4289-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções psicológicas voltadas ao desenvolvimento comportamental e socioemocional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Buscando compreender como as abordagens terapêuticas, especialmente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e os pressupostos de Vygotsky, influenciam o desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais dessas crianças, o estudo visa identificar estratégias inclusivas e relacionais no contexto escolar. Os resultados demonstram a relevância da atuação do psicólogo escolar e de metodologias pautadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em práticas participativas para promover inclusão e aprendizagens cooperativas, seguindo os princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Conclui-se que intervenções relacionais, constantes, colaborativas e adequadas às necessidades das pessoas são fundamentais para a inclusão colaborativa e o bem-estar das crianças com TEA.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento atípicopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.titleIntervenções psicoeducacionais no desenvolvimento socioemocional e comportamental de crianças com TEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorConte, Elaine-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.