Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fanfa, Natália Nascente | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T21:16:38Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T21:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4289 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções psicológicas voltadas ao desenvolvimento comportamental e socioemocional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Buscando compreender como as abordagens terapêuticas, especialmente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e os pressupostos de Vygotsky, influenciam o desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais dessas crianças, o estudo visa identificar estratégias inclusivas e relacionais no contexto escolar. Os resultados demonstram a relevância da atuação do psicólogo escolar e de metodologias pautadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em práticas participativas para promover inclusão e aprendizagens cooperativas, seguindo os princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Conclui-se que intervenções relacionais, constantes, colaborativas e adequadas às necessidades das pessoas são fundamentais para a inclusão colaborativa e o bem-estar das crianças com TEA. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento atípico | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento socioemocional | pt_BR |
dc.title | Intervenções psicoeducacionais no desenvolvimento socioemocional e comportamental de crianças com TEA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Conte, Elaine | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NATÁLIA FANFA Intervenções Psicoeducacionais no Desenvolvimento Socioemocional e Comportamental de Crianças com TEA - NATALIA NASCENTE FANFA.pdf | 345,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.