Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Glaucia Mariele Bandeira Pedro-
dc.date.accessioned2025-07-22T21:34:53Z-
dc.date.available2025-07-22T21:34:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4292-
dc.description.abstractO presente trabalho propôs o desenvolvimento de um recurso terapêutico em formato de baralho, com o objetivo de promover a flexibilidade psicológica em crianças de 6 a 12 anos, com base na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) adaptada ao público infantil. O Baralho da Mente Flexível foi estruturado a partir dos seis processos do modelo Kidflex, incluindo também atividades para o desenvolvimento da autocompaixão. Foram elaboradas 52 cartas com linguagem lúdica, metáforas e atividades práticas, favorecendo o aprendizado experiencial, essencial na ACT. O material busca criar oportunidades para que as crianças possam vivenciar os processos de forma concreta, ajudando-as a se relacionar com seus pensamentos e sentimentos de maneira mais leve, aberta e flexível, ao mesmo tempo em que incentiva ações alinhadas com o que realmente importa para elas. O recurso poderá ser utilizado por profissionais e acadêmicos da Psicologia em contextos clínicos e psicoeducativos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com base em revisão narrativa da literatura, e não contempla aplicação prática junto ao público alvo. Para pesquisas futuras, recomenda-se avaliar a aplicabilidade, aceitação e efetividade do material em diferentes contextos de intervenção. O Baralho da Mente Flexível apresenta-se como um recurso potencialmente útil para apoiar no desenvolvimento da autonomia e no enfrentamento de desafios da infância, promovendo um direcionamento mais leve, flexível e alinhado aos valores pessoais da criança.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectFlexibilidade psicológicapt_BR
dc.subjectTerapia da aceitação e compromissopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectBaralho terapêuticopt_BR
dc.subjectSaúde mental infantilpt_BR
dc.titleACT para crianças: baralho como recurso terapêutico para flexibilidade psicológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorVivian, Aline Groff-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GLAUCIA_Baralho ACT para crianças (1) - GLAUCIA MARIELE BANDEIRA PEDRO MIRANDA.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.