Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVida, Henrique Petry-
dc.date.accessioned2025-07-22T21:38:09Z-
dc.date.available2025-07-22T21:38:09Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4293-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como os mangás e animes podem ser utilizados como estratégias de psicoeducação para adolescentes, a partir de uma revisão narrativa da literatura científica recente. A busca foi realizada exclusivamente na base de dados PubMed, com foco em artigos publicados entre 2014 e 2025 que abordassem o impacto dessas mídias no desenvolvimento emocional de adolescentes, o uso de narrativas visuais em contextos psicoeducativos, bem como os processos de identificação mediados por elas. Foram selecionados seis artigos que se alinharam aos critérios de inclusão definidos. Os resultados encontrados evidenciam que, quando utilizados de forma planejada e mediados por profissionais, mangás e animes podem funcionar como ferramentas eficazes no engajamento, no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento emocional dos adolescentes, em consonância com os princípios da psicoeducação. Por outro lado, o consumo não mediado dessas mídias pode estar associado a potenciais riscos, como o reforço de comportamentos agressivos e o agravamento de sintomas de saúde mental. Conclui-se que o uso dessas narrativas em contextos psicoeducativos requer planejamento criterioso e mediação qualificada para potencializar seus benefícios e minimizar eventuais riscos. O estudo contribui para o debate sobre a integração de elementos da cultura pop japonesa em práticas psicoeducativas voltadas ao público adolescente, e aponta a necessidade de novas pesquisas no campo.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.subjectMangáspt_BR
dc.subjectAnimespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleMangás e animes como estratégias de psicoeducação para adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorBorges, Maria de Lourdes-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.