Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBento, Brenda Alves Schirmer-
dc.date.accessioned2025-07-22T21:54:57Z-
dc.date.available2025-07-22T21:54:57Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4296-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo o DSM-5-TR, é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, esses déficits envolvem dificuldade em estabelecer reciprocidade social e emocional, como manter uma conversa ou compartilhar interesses. Podem incluir também movimentos repetitivos, adesão inflexível a rotinas, interesses intensos e restritos, e respostas incomuns a estímulos sensoriais (APA 2023). A partir desse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar de que forma o ambiente familiar influencia o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando o diário de campo como fonte de coleta de dados. Os resultados mostraram a importância do trabalho conjunto entre os profissionais da educação, da saúde e os responsáveis legais da criança com TEA, destacando a necessidade de práticas que fortaleçam os vínculos afetivos, promovam a aceitação do diagnóstico e favoreçam a construção de um ambiente seguro e saudável. A atuação comprometida da família, aliada a uma equipe escolar aberta para a inclusão, representa uma base sólida para o desenvolvimento integral dessas crianças.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectParceria entre família e escolapt_BR
dc.subjectCurso de Psicologiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleA influência do ambiente familiar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorJung, Hildegard Susana-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brenda.docx-2 - BRENDA ALVES SCHIRMER BENTO.pdf203,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.