Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4376
Autor(es): | Vasconcelos, Guilherme Ayres |
Título: | Avaliação sobre a inteligência artificial generativa em escrita acadêmica: uma abordagem computacional |
Palavras-chave: | Inteligência artificial;Modelos de linguagem;Escrita acadêmica;Ética acadêmica;Análise de ferramentas |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Este trabalho avalia a potência e as implicações técnicas do uso de modelos de linguagem natural, no suporte à escrita acadêmica, com foco na análise de suas funcionalidades, desempenho, limitações e dilemas éticos. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) tem se expandido para diversas áreas do conhecimento, transformando práticas cotidianas e processos produtivos. Com o avanço recente dos modelos de linguagem, observou-se uma intensificação do uso de IA generativa em ambientes acadêmicos. O estudo justifica-se pela crescente presença dessas ferramentas no cotidiano universitário, tornando essencial compreender seu impacto real. A metodologia adotada é de natureza aplicada, com abordagem mista, envolvendo revisão bibliográfica, testes padronizados com modelos como ChatGPT, Copilot e Gemini, e aplicação de questionários a estudantes de cursos de graduação. Os objetivos específicos são: analisar o uso prático dessas tecnologias, identificar seus pontos fortes e limitações, verificar a confiabilidade das informações, comparar sua performance e investigar os riscos éticos associados. Espera-se, com isso, oferecer uma análise técnica e crítica sobre o funcionamento e as possibilidades dessas ferramentas no contexto acadêmico. |
Orientador(es): | Backes, Luciana |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Final.pdf | 188,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.