Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Henrique Alves-
dc.date.accessioned2025-07-28T22:09:05Z-
dc.date.available2025-07-28T22:09:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4378-
dc.description.abstractA crescente presença da Inteligência Artificial generativa no ambiente acadêmico tem provocado transformações significativas nos métodos de estudo e nas formas de produção do conhecimento. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo investigar o impacto da IA generativa na produtividade, inovação e qualidade do aprendizado de estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado através da plataforma Google Forms, escolhido por sua agilidade, alcance e praticidade. O público-alvo foi composto por estudantes de cursos de TI, totalizando 31 participantes, número que valida o critério mínimo exigido para estudos dessa natureza. Os resultados revelaram que os estudantes utilizam frequentemente ferramentas de IA generativa, principalmente para apoio na produção textual, organização de estudos, revisão de conteúdos e resolução de problemas técnicos. Além disso, identificou-se que uma parcela significativa dos participantes já aplica a IA em projetos inovadores, como desenvolvimento de sistemas e protótipos. Contudo, também foram relatados desafios, como a necessidade de validação das informações fornecidas pela IA, falta de domínio técnico e receio de dependência tecnológica. Conclui-se que a IA generativa tem contribuído de forma positiva para o desempenho acadêmico dos estudantes de TI, promovendo maior produtividade e estímulo à criatividade. Entretanto, seu uso exige uma postura crítica e consciente, de modo a equilibrar os benefícios da tecnologia com a preservação da autonomia intelectual. O estudo sugere a importância de uma formação acadêmica que inclua a capacitação ética e técnica para o uso responsável dessas ferramentas.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.subjectEstudantes de TIpt_BR
dc.subjectProdutividade acadêmicapt_BR
dc.titleO impacto da IA generativa na produtividade dos alunos de TIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorRiva, Aline Duarte-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationCiência da Computação-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final TCC 2.pdf550,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.