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dc.contributor.authorPinnow, Rodrigo Vieira-
dc.date.accessioned2025-10-15T21:39:32Z-
dc.date.available2025-10-15T21:39:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4440-
dc.description.abstractA presente tese investiga a formação histórica das redes de colaboração cultural e educacional entre Brasil e Estados Unidos ao longo do século XX, a partir da análise crítica dos acervos institucionais vinculados a centros binacionais, escolas internacionais e programas de intercâmbio. Ao problematizar os discursos de cooperação e as narrativas de benevolência diplomática, a pesquisa tensiona os arquivos não como depósitos estáticos de memória, mas como campos discursivos em permanente disputa simbólica. Nesse contexto, são examinadas as tramas de apagamento, silenciamento e legitimação que atravessaram a constituição dessas redes, com especial atenção às estratégias de difusão cultural norte-americana no contexto da Guerra Fria. A investigação se estrutura em torno do conceito de curadoria do apagamento, forjado como categoria analítica para compreender os mecanismos seletivos que condicionaram o que foi registrado, omitido ou obliterado nos discursos institucionais. A noção de arquivo vivo é empregada para indicar a natureza dinâmica e tensionada dos registros documentais, nos quais o silêncio constitui uma operação discursiva. Metodologicamente, a pesquisa articula leitura crítica, análise relacional e visualização de dados por meio de ferramentas das humanidades digitais. As fontes primárias incluem relatórios, livros comemorativos, correspondências diplomáticas e planilhas sistematizadas no banco de dados Memória Social BRA–EUA. Os resultados revelam padrões de apagamento institucional, a centralidade dos centros binacionais como dispositivos de soft power e a constituição de elites simbólicas por meio da circulação de saberes e currículos internacionais. A tese propõe, assim, uma gramática de leitura crítica para os arquivos da diplomacia cultural, ao reinscrever os espectros da memória nos interstícios da brasilidade forjada sob mediações hemisféricas. Ao conjugar rigor historiográfico, escuta crítica e experimentação metodológica, a pesquisa contribui para o aprofundamento do campo das humanidades digitais e da memória social, ao evidenciar as camadas de silêncio que sustentam as narrativas de cooperação internacional.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectRedes de colaboração Brasil-EUApt_BR
dc.subjectCentros binacionaispt_BR
dc.subjectEscolas internacionaispt_BR
dc.subjectHumanidades digitaispt_BR
dc.titleMemórias, histórias e silenciamentos nas redes de colaboração EUA-Brasil: explicitando marcos e conexões por meio das humanidades digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorRute Henrique da Silva Ferreira-
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