Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/557
Authors: Böer, Sabrine Cássia de
Title: Adsorção de nitrogênio amoniacal de efluentes industriais, a partir da síntese da zeólita Na-P1 de cinzas pesadas de carvão
Keywords: Zeólita Na-P1;Adsorção;Nitrogênio amoniacal;Efluente industrial
Issue Date: 2013
Publisher: Centro Universitário La Salle
Citation: BÖER, Sabrine Cássia de. Adsorção de nitrogênio amoniacal de efluentes industriais, a partir da síntese da zeólita Na-P1 de cinzas pesadas de carvão. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2012 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/557. Acesso em: 25 mar. 2014.
Abstract: A legislação ambiental atualmente vigente impõe às indústrias geradoras de efluentes padrões de emissões cada vez mais restritivas. Desta forma, as empresas precisam se adequar a essas políticas e ajustar seus processos produtivos, adotando procedimentos que tornem estes processos mais eficazes e com menor geração e liberação de rejeitos. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a possibilidade de remover, via adsorção por zeólitas sintetizadas a partir de cinzas pesadas de carvão mineral, o nitrogênio amoniacal presente nos efluentes do processo industrial de curtumes e de um aterro, de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental. As cinzas pesadas geradas pela combustão de carvão mineral foram sujeitas à síntese hidrotérmica, em meio alcalino, visando à formação de zeólitas Na-P1. Para comprovar a efetiva formação destas zeólitas foram realizadas análises de Difração de Raios-X, Fluorescência de Raios-X e capacidade de troca catiônica. Após a análise dos resultados obtidos ficou comprovada a formação das zeólitas. As zeólitas Na-P1 assim produzidas foram testadas em leito fluidizado, com padrão de cloreto de amônio, utilizando efluentes de curtumes e de um aterro industrial. Foi constatada uma redução de aproximadamente 50% de nitrogênio amoniacal nos efluentes estudados. Considerando a grande dificuldade para reduzir os teores de nitrogênio amoniacal em determinados efluentes industriais, ao mesmo tempo em que permanece sem utilização a maior parte das cinzas pesadas resultantes da queima de carvão mineral, torna-se evidente a grande potencialidade do uso de zeólitas como um método alternativo para redução de nitrogênio amoniacal destes efluentes.
metadata.dc.contributor.advisor: Cunha, Ana Cristina Borba da
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
scboer.pdf1,27 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.