Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/562
Autor(es): Ceolin, Aline
Título: Avaliação da regeneração natural da vegetação promovida pela bioengenharia de solos nas margens do Arroio Viúva Tereza, São Lourenço do Sul – RS
Palavras-chave: Regeneração natural;Bioengenharia de solos;Arroio Viúva Tereza
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: CEOLIN, Aline. Avaliação da regeneração natural da vegetação promovida pela bioengenharia de solos nas margens do arroio Viúva Tereza, São Lourenço do Sul-RS. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/562. Acesso em: 19 jul. 2016.
Resumo: O trabalho foi desenvolvido em dois segmentos de margem do Arroio Viúva Tereza no Km 471,600 da BR-116, São Lourenço do Sul/RS. Com a duplicação da BR-116/RS foi necessária à retificação do curso d’ água do Arroio Viúva Tereza, e, para a estabilização e revegetação dos segmentos de margem que se encontravam expostos foram utilizadas técnicas de bioengenharia de solos. O objetivo do estudo foi de avaliar a dinâmica da regeneração natural da vegetação promovida pela bioengenharia de solos. Os levantamentos fitossociológicos foram realizados nos meses de março (verão) e julho (inverno) de 2015, em 16 parcelas de 2x2 m no segmento da margem esquerda e 8 parcelas no segmento da margem direita. Para a estimativa da cobertura dividiu-se a área de cada uma das parcelas de 2x2m em quatro partes iguais de 1m2 equivalente a 25%, assim o valor de cobertura de cada uma das espécies correspondia à soma dos valores de cobertura de cada espécie em cada uma das partes da parcela. Foi registrado no segmento da margem esquerda a ocorrência de 39 espécies e 17 famílias, já no segmento da margem direita foram encontradas 45 espécies e 16 famílias. As famílias Poaceae, Asteraceae, Convolvulaceae e Cyperaceae tiveram maior representatividade de espécies nos dois segmentos de margem. As espécies que se destacaram apresentando maior valor de importância no segmento da margem esquerda nos dois levantamentos foram: Ludwigia caparosa, Cyperus hermaphroditus, Polygonum punctatum, Steinchisma laxum e Mikania micrantha. No segmento da margem direita apresentaram maior valor de importância nos dois levantamentos as seguintes espécies: Polygonum punctatum, Urochloa plantaginea, Diodia saponariifolia e Paspalum denticulatum, a espécie Echinochloa crusgalli foi uma entre as cinco espécies que mais se destacaram no levantamento realizado em março, porém no levantamento realizado em julho verificou-se que houve a alteração para a Commelina diffusa. Os índices de Shannon (H') e Simpson (C) no segmento da margem esquerda no levantamento realizado em março foram de 2,686 e 0,100 e em julho de 2,749 e 0,097, para o segmento da margem direita no levantamento realizado em março foram de: 2,263 e 0,203 e em julho de: 2,365 e 0,206. O índice de similaridade de Jaccard obtido a partir da comparação das espécies registradas nos dois segmentos de margem do Arroio Viúva Tereza foi de 22,43%.
Orientador(es): Bordignon, Sérgio Augusto de Loreto
Coorientador(es): Forneck, Eduardo Dias
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aceolin.pdf2,81 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.