Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/644
Autor(es): Silva, Marta Ivone Gonçalves da
Título: Tertúlia Romântica: uma prática escolar no Colégio Militar de Porto Alegre
Palavras-chave: Memória;Interdisciplinaridade;Aluno;Professor;Tertúlia
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A presente investigação estuda a construção da memória coletiva de ex-alunos e de professores, desenvolvida a partir de um projeto interdisciplinar envolvendo História e Literatura com o segundo ano do Ensino Médio, ao longo de uma década no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Pretende-se compreender e divulgar as estratégias utilizadas nesta atividade que se mostraram inovadoras às práticas tradicionais do currículo regular, bem como refletir sobre a importância da interdisciplinaridade no processo ensino aprendizagem no contexto escolar. O objeto de estudo é uma investigação do Projeto Tertúlia Romântica (1999 a 2008) por meio de depoimentos de ex-alunos e professores postados em um blog denominado “Memórias de ex- alunos na Tertúlia Romântica”. Este recurso virtual visa contribuir para o registro das experiências das diferentes visões dos testemunhos, ressignificados pela análise e repercussão desta prática na vida cotidiana desses ex-alunos e pela construção da narrativa do evento de modo coletivo. Assim, procura-se verificar como se constituiu tal produção artístico-cultural, como meio articulador e mediador da aprendizagem, do ponto de vista dos docentes e aferir e divulgar depoimentos efetuados por discentes (ex-alunos do CMPA) acerca de suas vivências e da aquisição de conhecimentos e sensibilidades com a experiência do projeto em estudo.
This research is the study of the collective memory development of an interdisciplinary educational project between History and Literature through the retrieval of the memory of former second year high school students and their teachers who had experienced it over a decade at Military school of Porto Alegre (CMPA). This research also aims the understandment and dissemination of strategies disclosed in this activity that presents innovative over the traditional practices of the regular curriculum of the school routine, and it also aims at reflecting on the importance of this interdisciplinary experience In the process of teaching and learning. The object of study is an investigation of the Romantic Assembly Project (1999-2008) through the testimony of former students and teachers posted on a blog named “Memories of ex-students in the Romantic Assembly”. This virtual tool is intended to help record the experiences of different views of the testimonials, reinterpreted by the analysis and repercussions of this practice in the lives of former students at the present time and the construction of the narrative event in a collective way. Thus, this study tried to verify how such artistic and cultural production is made up as a way to mediate the learning process from the point of view of teachers. In the same way, this study also tried to spread the statement made by students (former students of CMPA) about their living experiences and their acquisition of knowledge and sensitiveness with the experience of the project being investigated.
Orientador(es): Bernd, Zilá
Coorientador(es): Mangan, Patricia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
migsilva.pdf3,66 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.