Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/649
Autor(es): Marques Ramires, Ana Lucia
Título: Uma mandala viva em movimento: dez anos de danças circulares sagradas no grupo redenção de Porto Alegre (2002-2012)
Palavras-chave: Memória Social;Grupo Redenção;Danças Circulares Sagradas;História Cultural;Sensibilidades
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta investigação se insere nos campos da História Cultural e da Memória Social, na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Identidade, tendo por finalidade pesquisar e identificar os processos de construção da Memória Social do Grupo Redenção de Danças Circulares Sagradas (2002-2012), registrando-os na presente dissertação, bem como em suporte audiovisual. A metodologia principal empregada consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas (no total de vinte e duas, tendo como critério a antiguidade e importância dos entrevistados para estas danças), realizadas com quatro grupos de participantes diferentes, compostos por focalizadores e praticantes de Danças Circulares Sagradas. As entrevistas foram filmadas, gravadas, transcritas e classificadas com a identificação dos depoentes. Como referencial teórico principal utilizou-se Halbwachs e três aspectos da memória social, apontados por ele: comunidade afetiva, intuição sensível e semente da rememoração, que embasam sucessivamente os três capítulos desta dissertação. Além deste autor, destacamos também Pollak, Pesavento, Santos, Barton, Brasil, Preiss e Wosien. Os trechos dos depoimentos foram usados como citações textuais, onde se revelam os aspectos histórico-culturais, sensíveis e sociabilizadores destas danças. O produto final foi um vídeo que apresenta o tema, localizando-o no tempo e no espaço, ressaltando as imagens sobre o grupo onde a pesquisa foi realizada.
This research belongs to the field of Cultural History and Social Memory in the line research on Memory, Culture and Identity, aiming to search and identify the construction processes of Social Memory of Sacred Dances in Redenção Group (2002-2012), registering them in this dissertation and in an audiovisual support. The main methodology used was semistructured interviews ( the total 22, taking as a criterion the seniority and importance of respondents for these dances), made with four different .groups composed by focalizers and practitioners of this kind of dance. The interviews were filmed, recorded, transcribed and classified with the identification of respondents. As a main theoretical reference was used Halbwachs and three aspects of social memory pointed out by him: affective community, sensitive intuition and seed of remembrance that support the three chapters of this work. Beyond this author also highlight Pollak, Pesavento, Santos, Barton, Brasil, Preiss and Wosien .The excerpts of testimonies were used as quotations that emphasize sensitive and socializing aspects of these dances. The final product was a video that introduces the theme, locating it in time and space, highlighting images of the group where the research was conducted.
Orientador(es): Santos, Nádia Maria Weber
Coorientador(es): Graebin, Cleusa
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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