Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/654
Autor(es): Pacheco, Margarete Ross Pereira
Título: 60 anos de fotografia: um estudo de memória social sobre o Foto-Cine Clube Gaúcho, em Porto Alegre
Palavras-chave: Memória Social;Fotografia;Foto-Cine Clube Gaúcho
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Este é um estudo de memória social sobre o Foto-Cine Clube Gaúcho (FCG), em Porto Alegre, construído a partir da análise de documentos da associação e de entrevistas com ex-alunos, sócios, ex-sócios, professores, gestores e fundadores. A pesquisa destaca a importância do clube para a formação de fotógrafos e amadores ao longo dos mais de sessenta anos de existência da entidade. Busca compreender, sobretudo, as relações entre as trajetórias individuais e profissionais dos entrevistados e a passagem pelo FCG, bem como as especificidades da formação em fotografia oferecida no clube. Foram realizados vinte e cinco contatos que resultaram em vinte e duas entrevistas. A partir disso, a sistematização dos dados apontou para quatro categorias analíticas: A fotografia como vocação, em que família, profissão e trajetórias profissionais aparecem como cenários determinantes para os contatos iniciais com a prática fotográfica; O ato fotográfico: do segredo à revelação, incluindo o tratamento da imagem após sua captura e, principalmente, a aura e a magia que envolve os processos laboratoriais de revelação e ampliação das imagens; Entre o olhar e o ver, que remete à sensibilidade e ao senso estético que particularizam a fotografia amadora e o amor pela fotografia; e A fotografia digital, um bode expiatório, em que a evolução das técnicas e práticas fotográficas, em particular no que se refere à fotografia digital, é apresentada como o principal vetor das transformações do fotoclubismo e do ponto de vista dos entrevistados, para o declínio do FCG enquanto centro de referência para a formação de fotógrafos amadores e profissionais. Em decorrência do que prevê o Programa de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, no qual a pesquisa se inscreve, o produto final deste estudo foi a realização de uma exposição que contempla o acervo de fotos premiadas, o acervo bibliográfico e documental e a coleção de equipamentos do FCG, bem como a produção fotográfica dos participantes da pesquisa.
This is a social memory study about Foto-Cine Clube Gaúcho (FCG), in Porto Alegre city, built from the analyses of documents and interviews with former students, member, former members, teachers, managers and founders of the photo chub. The research highlights the importance of the club for the vocational training for photographers and amateurs over more than 60 years of existence. The study, above all, aims at the understanding of the relationship between the individual and professional pathway of the interviewed people and their passage by FCG, as well as the specificity of the professional training offered at the photography club. Twenty-five personal and telephone contacts were made and they resulted in twenty-two interviews. Consequently, the systematization of the data yielded four analytical categories: The photography as professional vocation, in which the family, profession and professional background appear as scenarios for determining initial contacts with the photographic practice; The photographic action: from the secret to the development, including the treatment of the images after its capture and, specially, the aura and the magic that involves the laboratorial processes of development and enlargement of the images; Between looking and seeing, that allude to the sensibility and to the aesthetic sense that particularize the amateur photography and the love for photography; and The digital photography, a scapegoat, in which the evolution of the photographic techniques and practices, particularly in relation to digital photography, is presented as the main vector of transformations of the “fotoclubismo”1 and the respondents point of view to the decline of FCG as a reference center for the training of amateur and professional photographers. According to the Professional Masters Program in Social Memory and Cultural Assets, the final product of this research was an exhibition that contemplates prize-winning photographs, the bibliographic and documental collection and the FCG equipments collection as well as a photographic production from the research participants.
Orientador(es): Graeff, Lucas
Coorientador(es): Axt, Gunter
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mrppacheco.pdf6,29 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.