Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/655
Autor(es): Constante, Robson da Silva
Título: Blog Memória digital do Laboratório 24 Horas do Curso Ciência da Computação do Unilasalle – Canoas-RS
Palavras-chave: Memória Social;Memória Individual;Memória coletiva;Blog
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente trabalho tem como resultado final a construção da memória do curso de Ciência da Computação do Unilasalle, por meio da criação do Blog de Memória Digital do laboratório 24 horas. Neste ambiente virtual os alunos e egressos, bem como (ex) professores, puderam interagir, postando fotos, depoimentos, fazendo deste espaço, um local de memória. O laboratório 24 horas em questão é um espaço utilizado principalmente por alunos no final do curso, para elaboração de seus trabalhos finais, retratando, assim, um pouco da historia acadêmica do curso Ciência da Computação. Para fins de pesquisa, o problema abordado tem a seguinte questão: Em que medida é possível resgatar a memória do Curso de Ciência da Computação do Unilasalle em Canoas-RS? O objetivo geral é construir a memória do Curso de Ciência da Computação, tendo como base o laboratório 24 horas, que é um espaço institucional onde se encontram diferentes pessoas, com experiências e vivências diversas, porém tendo em comum a busca da formação acadêmica.Os principais conceitos e teoriasutilizadas na construção deste projeto tiveram por base autores como Halbwachs, Nora, Lévy, Recuero e Axt. Neste processo de investigação de memória, a cultura necessariamente também será abordada. Ao pensar em cultura também se pensa em cibercultura, redes sociais, e construção coletiva de conhecimento, entrando em gerações e contextualização de blog, que são elementosconsiderados essenciais para a proposta aqui apresentada. A metodologia desenvolvida foi baseada em pesquisa bibliográfica e qualitativa, e de coleta de dados por intermédio de depoimentos e comentários que estão publicados no blog. Os depoimentos foram enviados por email por seus autores, que responderam a um questionário estruturado e que interagiram via rede social (Facebook). O estudo apresentou aspectos que devem ser valorizados em relação à memória coletiva dos envolvidos, através de lembranças “escondidas” por trás de paredes e telas de computadores, onde há onze depoimentos de histórias vividas e carregadas de sentimentos. Além da construção desse ambiente virtual de memória, será possível aproveitar todo esse apanhado de reflexões, com outras experiências vividas, imagens fotográficas e vídeos, para realização de uma exposição em comemoração aos 20 anos do curso que será em 2016. Com essa aproximação, ao longo dos próximos três anos, será possível uma interação na busca de materiais, como camisetas e convites dos formandos, a evolução dos alunos e egressos, sem esquecer da evolução das tecnologias das máquinas durante esses anos de história.
The present work is the end result of the ongoing construction of the memory of the Unilasalle’s Computer Science course, by creating the Digital Memory Blog of the 24 hours lab. In this virtual environment students and graduates, as well as (former) teachers could interact by posting photos, testimonials, making this space a place of memory. The 24 hours lab in question is an area used mainly by students at the end of the course, to prepare their final papers, and portraying a bit of history lived by the academy's academic computer science course. For research purposes, the problem addressed has the following question: To what extent is it possible to rescue the memory of the Computer Science Course at Unilasalle Canoas-RS? The overall goal is to build the memory of the Computer Science course, based on the 24 hours laboratory, an institutional space where there are different people with different experiences and life, but with the pursuit of academic training in common. The main concepts and theories used in the construction of this project, are studies on social memory, individual memory, collective and institutional memory. In this research process memory, culture necessarily also be addressed. When thinking about culture also the cyberculture must be thought about, social networking and collective construction of knowledge, entering in generations and contextualization of blogs, these elements are considered essential to the proposal presented here. The methodology was developed through literature review and qualitative research, and data collection through comments and statements that are posted on the blog. The statements were sent by email from their authors who answered a structured quiz and interacted by social networking (Facebook). The study presented aspects that should be valued in relation to the collective memory of those involved, through memories "hidden" behind walls and computer screens, where there are stories represented by experienced feelings through eleven testimonials. Besides the construction of virtual memory environment, you can take advantage of all those reflections, experiences, images and video, to hold an exhibition celebrating the 20 years of the course will be in 2016. With this approach, over these three years, the interaction will be possible to search for stuff like shirts, the evolution of the students and graduates, not forgetting the technological evolution of the machines during those years history.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Coorientador(es): Axt, Gunter
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rsconstante.pdf900,14 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.