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Authors: Osório, Átila Américo
Title: Promoção da saúde: as práticas de agentes comunitários de saúde do município de Canoas/RS
Keywords: Agentes Comunitários de Saúde;Promoção da Saúde;Saúde Coletiva;Entrevista Semiestruturada
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: O estudo objetivou-se na descoberta do entendimento do Agente Comunitário de Saúde (ACS) sobre as ações de Promoção da Saúde, no que tange ao conceito e as práticas aplicadas. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizada em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Canoas na qual foi composta por 11 agentes comunitários de saúde atuantes nesta unidade. A inserção do ACS na Estratégia de Saúde da Família (ESF) trouxe muitas expectativas sobre sua atuação profissional. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) definiu suas competências que deveriam compor seu perfil, sendo uma delas a promoção da saúde. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde sobre suas práticas de Promoção da Saúde no município de Canoas. Mais especificamente: (a) identificar em que momento, da jornada de trabalho, o ACS realiza as ações de promoção da saúde, (b) identificar o público que o ACS destina estas ações, (c) identificar as ações de promoção da saúde praticadas pelo ACS, (d) compreender a finalidade em aplicar as ações de Promoção da Saúde na visão do ACS. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 54201616.6.0000.5307. A organização dos resultados foi estabelecida a partir das categorias conceituais: 'significado do conceito promoção da saúde', 'ações de promoção da saúde' e 'dificuldades relacionadas à formação profissional'. Foi possível constatar que os ACS conceituam a promoção da saúde relacionando-a a ajuda, orientação, informação, bem-estar e qualidade de vida por vezes confundindo com prevenção de doenças. Com relação às ações de promoção da saúde desenvolvidas pelos ACS, mesmo com alguns desafios a serem superados com relação à capacitação/formação foram identificadas durante a visita domiciliar, durante os grupos realizados na unidade de saúde e na escola pertencente ao território adstrito. Quanto ao público destinado, as ações de promoção da saúde contemplam os hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e demais pessoas da comunidade atendida. A orientação, informação e educação em saúde são consideradas ferramentas para aplicar as ações de promoção da saúde, com a finalidade de conscientizar, compreender e garantir a autonomia propiciando a qualidade de vida dos usuários do SUS cadastrados na USF-União. A pesquisa possibilitou compreender o trabalho do ACS na promoção da saúde, refletindo sobre as práticas existentes e possibilidades de sua ampliação. Desta forma sugere mais investigações sobre outras atribuições do ACS que visam à melhoria da qualidade de vida e suas ações efetivas às pessoas atendidas.
The study was aimed at discovering the understanding of the Community Health Agent (CHA) on Health Promotion actions, regarding the concept and applied practices. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, carried out at a Family Health Unit (USF) in Canoas, which was composed of 11 community health agents working in this unit. The insertion of the ACS in the Family Health Strategy (ESF) brought many expectations about their professional performance. The Community Health Agents Program (PACS) defined its competencies that should compose its profile, one of them being the promotion of health. Therefore, the general objective of this research is to understand the perception of the Community Health Agents on their practices of Health Promotion in the municipality of Canoas. More specifically: (a) identify at what point in the work day, the ACS carries out actions to promote health, (b) identify the public that the ACS allocates these actions, (c) identify the health promotion actions practiced By the ACS, (d) understand the purpose in applying the Health Promotion actions in the view of the ACS. For the data collection, the semi-structured interview technique was used. Data were analyzed through Content Analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee, protocol nº 54201616.6.0000.5307. The organization of the results was established from the conceptual categories: 'meaning of the concept of health promotion', 'health promotion actions' and 'difficulties related to vocational training'. It was possible to verify that the CHAs conceptualize health promotion by relating it to help, guidance, information, well-being and quality of life, sometimes confusing with disease prevention. With regard to the health promotion actions developed by the ACS, even with some challenges to be overcome in relation to the training / training were identified during the home visit, during the groups held in the health unit and in the school belonging to the assigned territory. As for the target audience, health promotion actions include hypertensive, diabetic, pregnant, children and other people in the community served. Health orientation, information and education are considered as tools to implement health promotion actions, with the purpose of raising awareness, understanding and guaranteeing autonomy, promoting the quality of life of SUS users enrolled in USF-União. The research made possible to understand the work of the ACS in the promotion of health, reflecting on the existing practices and possibilities of their expansion. In this way it suggests more investigations about other attributions of the ACS that aim at the improvement of the quality of life and its effective actions to the persons served.
metadata.dc.contributor.advisor: Saldanha, Ricardo Pedrozo
metadata.dc.contributor.advisorco: Cardoso, Jáder da Cruz
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