Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/732
Authors: Mauer, Carlos Eduardo Saraiva
Title: Avaliação de eficiência de um bioaditivo comercial no tratamento de efluente doméstico utilizando um prototipo de reator UASB
Keywords: Tratamento de esgotos;Reator anaeróbio;Bioaumentação
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Citation: MAUER, Carlos Eduardo Saraiva. Avaliação de eficiência de um bioaditivo comercial no tratamento de efluente de doméstico utilizando um protótipo de reator UASB. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/732. Acesso em: 19 jul. 2016.
Abstract: O presente trabalho aborda a avaliação da eficiência do uso de um bioaditivo comercial no tratamento de esgotos domésticos oriundos de um condomínio residencial da cidade de Porto Alegre. Foi desenvolvido para este experimento um pequeno sistema de tratamento de efluentes, em escala piloto, com reservatórios de esgoto bruto e duas unidades de protótipo que simulam a escala real de um reator anaeróbio tipo UASB. Operaram em fluxo contínuo de alimentação pelo período de oito semanas, em regime hidráulicos e operacionais idênticos, entretanto um dos protótipos, nomeado de Reator Teste, recebeu a introdução do bioaditivo selecionado para este experimento, enquanto o outro reator, chamado de Reator Branco não. Além do acompanhamento operacional e observação das funcionalidades do protótipo de reator anaeróbio, realizou-se o monitoramento analítico do efluente tratado e bruto, a partir de ensaios laboratoriais de diversos parâmetros de qualidade previamente estabelecidos. Os resultados obtidos puderam explicitar a eficiência agregada pelo uso da técnica de bioaumentação no tratamento de esgotos.
metadata.dc.contributor.advisor: Navarro Hidalgo, Gelsa Edith
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cesmauer.pdf2.06 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.