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dc.contributor.authorStoll, Ana Paula Nunespt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T16:23:44Z-
dc.date.available2017-11-09T16:23:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/751-
dc.description.abstractConsiderando a complexidade que envolve o trabalho na educação infantil, numa perspectiva que valoriza a criança, como ser integral, buscou-se compreender o modo como se constituem as identidades das educadoras infantis, a partir de narrativas de experiências pessoais e profissionais. Objetiva identificar quais elementos constituem as identidades das educadoras que trabalham na educação infantil e compreender a relação desses elementos com os saberes docentes. Detalhando os objetivos específicos, visa-se analisar os elementos que constituem as identidades das educadoras infantis e identificar os saberes docentes revelados nas suas práticas cotidianas no ambiente de trabalho. O referencial teórico está apoiado em Tardif (2014), Pimenta (2005), Nóvoa (1995) e Josso (2010). Utilizou-se abordagem qualitativa com objetivo descritivo e explicativo próprio do procedimento metodológico empregado no Estudo de Caso. Os instrumentos para a produção de dados constituíram-se em questionário sociodemográfico, entrevista aberta, observação sistemática, com a respectiva produção e tratamento dos dados, a partir da Análise Textual Discursiva. As narrativas e as práticas das educadoras trouxeram elementos que se articulam na constituição das identidades profissionais, a saber: As interações e brincadeiras com amigos e parentes, a primeira experiência escolar e o jeito amável da professora integram a categoria Experiências vividas na infância. Manifestações da relação com os filhos e aspectos associados à experiência da maternidade no trabalho com crianças pequenas, como a afetividade do educador como capacidade para lidar com sentimentos e emoções integram a categoria Experiência da maternidade. A categoria Identificação com a profissão decorre das experiências significativas vivenciadas pelas educadoras enquanto meninas-alunas, o contato com as primeiras professoras, a mãe-professora influenciou no desejo e escolha profissional. A categoria Saberes da formação profissional compõe os conhecimentos-saberes, expressados pelas educadoras que, mesmo reconhecendo a importância da formação profissional, evidenciaram dissociação entre teoria e prática. A entrada na carreira docente e a prática pedagógica no contexto social local apareceram como fruto da categoria Experiência profissional na educação infantil, revelando-se saberes referentes à organização do espaço da sala de aula; relação entre educadora(s) e crianças; atividades diárias associadas à “rotina”; planejamento e relações cotidianas entre 8 educadoras. A categoria Relevância pessoal e social da profissão resulta das representações acerca do trabalho na educação infantil, produzidas no âmbito pessoal e social, num movimento de ambivalência por parte das educadoras, oscilando entre satisfação e busca de reconhecimento profissional. Os resultados revelaram que a atividade docente emerge de princípios, valores e saberes do educador através da memória de experiências pessoais e profissionais que se engendram na tessitura da experiência formadora. Como consequência do processo investigativo, apresentam-se temáticas que poderão ser aprofundadas junto às educadoras que trabalham na educação infantil, na perspectiva de que possam assumir, desde uma postura reflexiva, os saberes que direcionam suas práticas, proporcionando melhoria e qualidade nas propostas pedagógicas voltadas à primeira infância.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the complexity that involves working on early childhood education, in a perspective that aknowledges children as full human beings, it was aimed to comprehend the manner that early childhood educators’ identities are composed based on stories of personal and profesional experiences. It aims to identify which elements compose the identities of educators who work on early childhood education and comprehend the relation between these elements with the teaching knowledge. Describing the specific objectives, it was aimed to analyse the elements that compose the early childhood educators’ identities and identify the teaching knowledge displayed on their everyday practice. The theoretical frame was sustained by Tardif (2014), Pimenta (2005), Nóvoa (1995) and Josso (2010). It was used a qualitative approach with a descriptive and explanatory objective specific of the methodological procedure employed on the Case Study. The resources for the data production were constituted from a sociodemographic survey, interviews, systematic observation, with the respective production and treatment of data using Discursive Textual Analysis. The educator’s stories and practices evoke elements that compose the profesional identities, as follow: the interactions, games with friends and relatives, the first school experience and the kind treatment of the educator are part of the category Experiences lived in the childhood. Expression of relationship with children and elements related to motherhood and working with young children, such as the educator’s affection and ability to deal with feelings and emotions are part of the category Motherhood experience. The category Profesional Identification is built from significant experiences lived by the educators when they were still students, the contact with their first teachers, the mother teacher that influenced in their desire and profesional choice. The category Profesional Training Knowledge compose the knowledge expressed by the educators that, even admitting the importance of profesional training, emphasized the dissociation between theory and practice. Starting an education carrer and the pedagogical practice on a local social context are refered as a result of the Early childhood education professional experience category, revealing knowledges referring to the classroom organization, relationship between educators and children; daily activities related to daily routine; planning and daily relations among educators. The Professional Personal and Social Importance category reuslts from the work developed on early childhood 12 education, produced on the personal and social area, in an ambivalent movement from the educators that seek both contentment and profesional recognition. The results revealed that the teaching activity emerges from principles, values and knowledge of the educator reached from personal and profesional experiences that involve themselves on the formation experience. As a consequence of the investigative process, topics are presented which can propose for the educators that work in early childhood education, in the perspective that they can asume, from a reflective attitude, the knowlede that guide their practices, providing improvement and quality in the pedagogical proposals for the early childhooden
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursivapt_BR
dc.titleA constituição das identidades das educadoras que trabalham na educação infantil e sua relação com os saberes docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorTaschetto, Leonidas Robertopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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