Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/760
Autor(es): Mello, Rosângela Moraes de
Título: Estudo de alterações no metabolismo de carboidratos do zebrafish (Danio rerio) em águas contendo cromo hexavalente
Palavras-chave: Cromo hexavalente;Metabolismo intermediário;Danio rerio
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: MELLO, Rosângela Moraes de. Estudo de alterações no metabolismo de carboidratos do zebrafich (Danio rerio) em águas contendo cromo hexavalente. 2017. 45 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2017 Disponível em: http://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/760. Acesso em: 16 set. 2019.
Resumo: O aumento de poluentes é causado pela urbanização, crescimento das cidades e populações e intenso desenvolvimento tecnológico. Dentre essas fontes poluidoras estão as indústrias que utilizam o cromo hexavalente, Cr (VI), em seus processos. Esse metal provoca efeitos diversos, podendo causar câncer. O cromo pode também ocorrer na forma trivalente não tóxico, sendo usado como suplemento alimentar. Neste estudo foi investigado os efeitos do Cr (VI) sobre o bioindicador Danio rerio. Para isso, o peixe foi exposto a diferentes concentrações do metal, que no estudo esteve sob a forma do sal solúvel dicromato de potássio (K2Cr2O7). As alterações no metabolismo de carboidrato foram monitoradas, através da determinação da glicose, do glicogênio e do lactato. A exposição ao contaminante foi de 48h (ABNT, 2011), caracterizando exposição aguda. Após as 48h, os peixes foram crioanestesiados e congelados para posterior análise bioquímica. Foi analisado o grupo controle (sem o contaminante), além das concentrações de Cr (VI): 20 mg L-1, 30 mg L-1, 40 mg L-1 e 50 mg L-1, que se mantiveram estáveis durante o período de exposição. Observou-se uma redução (p<0,05), tanto dos níveis de glicose quanto das reservas de glicogênio, desde o grupo controle até a o grupo com a concentração de 30 mg L-1. No entanto, essa redução não foi significativa entre as concentrações que se seguiram, mesmo esses valores sendo menores (p<0,05) que o controle. Diante desses resultados, observa-se que o cromo hexavalente, até a concentração de 30 mg L-1, diminuiu (p<0,05) os parâmetros metabólicos no Danio rerio, revelando gasto energético devido ao estresse químico causado pelo contaminante. Contudo, a depleção não foi significativa à medida em que as concentrações aumentaram, havendo baixo consumo energético, observando-se a diminuição da movimentação dos peixes nesses grupos. Já os níveis de lactato não sofreram alterações significativas, demonstrando que o gasto energético não foi suficiente para alterá-los.
Orientador(es): Marqueze, Alessandra
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rmmello.pdf841 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.