Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonzaga, Jorge Luiz Ayrespt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T16:17:59Z-
dc.date.available2019-02-13T16:17:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1119-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the curricular restructuring carried out in the State of Rio Grande do Sul in the period between 2011 to 2014, called Polytechnic High School. It sought to understand the extent to which this restructuring contributed to the qualification of public education. The theoretical reference is articulated in three conceptions and its possible approximation, being those proposed by Karl Marx explicit in Historical and Dialectical Materialism; the conceptions of Modernity / Coloniality / Decoloniality of knowledge and power elaborated by Aníbal Quijano allied to the Philosophy of the Liberation of Enrique Dussel and, finally, the notions of Popular Education conceived by Paulo Freire. In Marx, it was tried to establish the conceptions of the world and of humanity as well as the criticisms to the structures of capitalism and the possibility of overcoming this one. In Dussel, we seek to establish the relations of capitalism in Latin America from the political, economic and social sphere and, above all, in the relations of learning in the epistemological and pedagogical aspects. With Freire, we discuss Popular Education as an ontological and epistemological process that contributes to and with social transformation. The methodology used is based on Historical Materialism and Dialectic, takes the Content Analysis as a strategy for the systematic review of dissertations, theses, and documents on the curricular restructuring of the Polytechnic Secondary School. The research pointed out that the Restructuring of the Polytechnic High School achieved advances in the qualification of learning in this stage of Basic Education. Signaled advances in relation to the curricular organization highlighting the Integrated Seminar as an articulator between the curriculum and the research, thus enabling other pedagogical actions. Regarding the obstacles, there was a lack of State policy for public education, deficiencies in initial and continuing teacher training. On the other hand, the curricular restructuring implemented by SEDUC-RS contributed qualitative contributions to the Secondary School, in synthesis, the construction and experience of the citizenship, translated in the experimentation of the autonomy by the students stand out.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReestruturação Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Politécnicopt_BR
dc.subjectDescolonialidade do Saberpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectCurricular restructuringen
dc.subjectPolytechnic high schoolen
dc.subjectDescoliality of knowledgeen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleReestruturação Curricular no estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio Politécnico: uma possibilidade de descolonialidade do saberpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreira dapt_BR
dc.degree.localCanoas - RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do Rio Grande do Sul no período entre os anos de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procurou compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu ou não para qualificação da educação pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e sua possível aproximação, sendo elas a proposta por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético; as concepções de Modernidade/ Colonialidade/Descolonialidade do saber e poder elaboradas por Aníbal Quijano aliado a Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e, por último, as noções de Educação Popular concebidos por Paulo Freire. Em Marx buscou-se estabelecer as concepções de mundo e de humanidade bem como as críticas às estruturas do capitalismo e a possibilidade de superação deste. Em Dussel procuramos estabelecer as relações do capitalismo na América Latina desde a esfera política, econômica e social e, sobretudo, nas relações da aprendizagem nos aspectos epistemológicos e pedagógicos. Com Freire discutimos a Educação Popular como processo ontológico e epistemológico que contribui para e com a transformação social. A metodologia utilizada está alicerçada no Materialismo Histórico e Dialético, toma a Análise de Conteúdo como estratégia para a revisão sistemática das dissertações, teses e documentos sobre a reestruturação curricular do ‘Ensino Médio Politécnico’. A pesquisa apontou que a Reestruturação do Ensino Médio Politécnico obteve avanços na qualificação da aprendizagem nessa etapa da Educação Básica. Sinalizou avanços em relação a organização curricular destacando o Seminário Integrado como articulador entre o currículo e a pesquisa, assim possibilitando outras ações pedagógicas. Em relação aos entraves verificou-se a falta de política do Estado para a educação pública, a deficiência na formação inicial e continuada dos docentes. Por outro lado, a reestruturação curricular implementada pela SEDUC-RS aportou contribuições qualitativas ao Ensino Médio, em síntese destaca-se a construção e vivência da cidadania, traduzidas na experimentação da autonomia por parte dos estudantespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jlagonzaga.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.