Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mafuca, Manuel Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-27T17:49:57Z | - |
dc.date.available | 2019-02-27T17:49:57Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1135 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores: Teorias e Práticas educativas” do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade La Salle. Ela propõe uma reflexão educacional e cultural que visa a promover valores e crenças representados pelo símbolo ramo da palmeira na Comunidade dos Bawoyo2. Centrado em aspectos culturalmente referenciáveis na vida tradicional dessas populações, é preocupação dupla nossa, como africano e membro desta Comunidade, refletir sobre tais temas, identificar os valores culturais e educacionais relevantes e enunciados pelo símbolo ramo da palmeira, porque é importante uma tomada de consciência desse patrimônio social e cultural em estado de sobrevivência num mundo globalizado cada vez mais aculturado e ameaçado pelas diferentes violências. Por outro lado, reconhecendo o papel importante da escola na formação dos cidadãos, nossa reflexão incentiva os diferentes protagonistas da educação a privilegiar e divulgar os valores culturais simbolizados pelo ramo da palmeira, pois eles são capazes de criar novas relações construtivas; dar um sentido justo e equilibrado à vida e à sociedade. O símbolo ramo da palmeira nos proporciona um campo de conhecimentos e saberes norteadores da vida cotidiana na Comunidade dos Bawoyo. É preciso aprofundá-los e adaptá-los na realidade de hoje, na formação das pessoas que a sociedade atual reclama. Esta dissertação de cunho qualitativo evidencia a relevância acadêmica e social no referencial metodológico empregado na análise e interpretação denominada hermenêutica, porque o objeto de análise é uma construção simbólica significativa que exige uma interpretação. No entanto, a análise discursiva auxiliará na compreensão de determinadas realidades e fenômenos expressos através de fotos e provérbios. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Ramo da Palmeira | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Bawoyo | pt_BR |
dc.title | As concepções culturais e educacionais do símbolo ramo da palmeira na comunidade dos bawoyo (República de Angola e República Democrática do Congo) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Taschetto, Leonidas Roberto | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas - RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mgmafuca.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.