Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLoreto, Cibele Buttierres-
dc.date.accessioned2019-11-14T18:57:58Z-
dc.date.available2019-11-14T18:57:58Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1235-
dc.description.abstractEste trabalho investigou como os saberes e as trajetórias de um grupo de educadoras infantis sem profissionalização formal estão implicados nos sentidos atribuídos às suas práticas profissionais. Tal investigação foi realizada a partir da análise de alguns dos sentidos e significados atribuídos ao trabalho na área da Educação Infantil, levando em conta o atravessamento de alguns fatores que, geralmente, dificultam a rotina educacional deste grupo de educadoras, em especial. Esta é uma pesquisa que inscreve-se no conjunto dos trabalhos que buscam compreender os processos de formação profissional e humana, com prioritária atenção para o exercício das práticas de cuidado. No desenvolvimento de dissertação foram utilizadas entrevistas semi estruturadas para obter o levantamento das trajetórias de vida das educadoras eleitas para participar do estudo, registros em notas de campo analisando fatos pontuais ocorridos ao longo da pesquisa, além de sessões de grupo focal complementares às entrevistas e os registros para validação dos dados obtidos. Trata-se de uma investigação eminentemente qualitativa em que as análises sofreram um tratamento hermenêutico, a partir de ferramentas teórico analíticas construídas por mim ao longo das investigações sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractTo what extent knowledge got through experience gone through by a group of infant educators still lacking formal professionalism, and the course it took, is involved within the intent ascribed to their professional practices. To discuss this has been the purpose of this essay. The research started with an analysis of some meanings and acceptations attributed to the assignment inside the area of Infant Education, taking in consideration the transverseness of some factors, which usually raise difficulties inside the specific educative routine of this group of educators. The essay is inserted into the complex whole of the brainwork that intents to apprehend the processes of human and professional formation, prioritizing the attention paid to the exercise of practices of care. To develop the theme, a lot of semi-structured interviews were applied in order to emerge some of the paths of life of the educators selected to participate in this study, recording of field activities and information, analyzes of punctual occurrences happening along the research time, as well as complementary sessions of the focalized group linked with the interviews and the registration of the gotten data. The essay is an eminently qualitative inquiry, once the analyzes were hermeneutically treated, setting out from theoretic-analytical tools, built all along the systematic examination of the theme.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadoras infantispt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectTrajetórias de vida e trabalhopt_BR
dc.subjectInfant educatorsen
dc.subjectSensesen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectPaths of lifeen
dc.subjectBrainworken
dc.titleTrabalho na educação infantil: sentidos, saberes e trajetórias laborais de educadoras infantis.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbonpt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cbloreto.pdf678,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.