Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScheimer, Maria Delfina Teixeira-
dc.date.accessioned2019-11-14T19:33:28Z-
dc.date.available2019-11-14T19:33:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1236-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa projetos interdisciplinares no ensino de História, a fim de comprovar uma prática mais significativa desse aprendizado. Aponta para um descompasso existente entre o que é vivenciado pelo aluno e o que é experienciado na sala de aula. Analisa as correntes historiográficas ao fazer um levantamento da prática educativa no ensino ao longo dos anos. Ressalta uma reflexão quanto à relação de poder dentro do contexto escolar com essa disciplina. Enfatiza as dificuldades e desconfortos em ensinar e aprender História dentro do ambiente escolar, ao analisar entrevistas feitas com professores de História do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS. Constata que os projetos interdisciplinares contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, mediante a superação contínua da fragmentação do processo ao proporcionar aulas mais dinâmicas e interativas. Conclui que a realidade vivenciada pelos alunos através dos projetos permite que eles percebam-se como sujeitos ativos na construção da História.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as main objective to analyze interdisciplinary projects in the teaching of History in order to provide a more meaningful practice, trying to avoid a mismatch between what is experienced by the student and what is spent in History classes. Analyze historiographical currents in order to do a survey of educational practice in the teaching of History over the years. In the construction of a theoretical reference, it is done a reflection about how there is a power relationship within the school context, addressing the discipline of History. For a description of the proposed methodology on the educational practice in the teaching of History, are analyzed interviews with History teachers of Elementary School to a private school in Porto Alegre / RS, which justify the difficulties mentioned about the discomfort in teaching and learning within the History school environment. The survey found that the interdisciplinary projects contribute to improving the quality of teaching History by overcoming the continuing fragmentation, providing lessons more dynamic and interactive with the reality faced by students, allowing them to perceive themselves as active subjects in the construction of History.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProjetos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectCorrentes historiográficaspt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectInterdisciplinary projectsen
dc.titleProjetos interdisciplinares no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorColling, Ana Mariapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mdtscheimer.pdf5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.