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http://hdl.handle.net/11690/1241
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fuchs, Henri Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T17:02:34Z | - |
dc.date.available | 2019-11-28T17:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1241 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar o processo histórico da Educação Brasileira nas políticas educacionais, a partir do componente curricular Ensino Religioso à luz da laicidade. O método dialético constitui a base para o desenvolvimento da pesquisa. A relação IgrejaEstado na perspectiva da laicidade, a inclusão do Ensino Religioso nas políticas educacionais a partir da legislação vigente, bem como a fundamentação que caracteriza esse componente curricular e área de conhecimento foram refletidos no trabalho. As relações Igreja-Estado foram analisadas a partir das políticas educacionais implantadas nas propostas curriculares para o Ensino Religioso dos Estados de Santa Catarina e Goiás. A metodologia dialética adotada na pesquisa é apresentada com o objetivo de descrever o processo de construção da dissertação. Os estudos realizados possibilitaram a compreensão de que as políticas educacionais são construídas a partir das contradições existentes da sociedade e que, de acordo com o contexto e os sujeitos envolvidos, as políticas educacionais produzem indicativos diferentes de ação e intervenção na realidade. No caso específico do Ensino Religioso, nos dois casos analisados, pode-se perceber que as concepções que sustentam a inserção do componente curricular e área de conhecimento possuem aproximações na medida em que se apóiam na legislação da educação brasileira, mas as políticas educacionais resultaram em perspectivas diferentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | As políticas educacionais e o currículo a partir do Ensino Religioso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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