Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chitolina, Renati Fronza | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T16:55:23Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T16:55:23Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CHITOLINA, Renati Fronza. A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. 2020. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Dispoinivel em: http://hdl.handle.net/11690/1436.Acesso em: 04 jan. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1436 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens, e Tecnologias na Educação. A tese é desenvolvida no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) e parte do problema: Como a robótica educativa contribui para a construção do conhecimento pedagógico dos professores em formação inicial? O objetivo consiste em compreender a tomada de consciência do professor em formação sobre a construção do conhecimento pedagógico, por meio da configuração de um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. Essa pesquisa foi desenvolvida na forma de pesquisa ação, a partir de práticas pedagógicas em um grupo de estudos com estudantes do Curso de Pedagogia. A prática pedagógica, desenvolvida, sob a perspectiva epistemológica construtivista piagetiana, contribuiu para a produção dos dados, destacando: a contextualização por meio da contação de histórias, a construção de robôs, a análise e sistematização de aprendizagens, a tomada de consciência sobre o que não se sabe e a ampliação da relação sujeito e objeto. A pesquisa defende a tese de que a robótica educativa constitui-se como um ambiente de aprendizagem com potencialidade para a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, por meio das interações entre sujeitos de aprendizagem, sujeitos de aprendizagem e objetos de conhecimento, sujeitos e o ambiente de aprendizagem, essenciais para o desenvolvimento da prática pedagógica, provocando a reflexão sobre o fazer e compreender para a tomada de consciência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conhecimento pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Robótica educativa | pt_BR |
dc.subject | Tomada de consciência | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Backes, Luciana | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Casagrande, Cledes Antonio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rfchitolina.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.