Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1509
Autor(es): Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Luz, Marlise da Rossa
Título: A defesa dos direitos humanos através do ativismo judicial transnacional: ações engajadas e participativas
Palavras-chave: Ativismo judicial transnacional;Globalização;Movimentos sociais;Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Data do documento: 2018
Editor: Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina
Citação: CADEMARTORI, D. M. L. de; LUZ, M. R. da. A Defesa dos Direitos Humanos através do Ativismo Judicial Transnacional: ações engajadas e participativas. Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC, v. 9, n. 17, p. 45-56, 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/U_Fato_Direito/issue/view/2090. Acesso em: 15 maio 2021.
Resumo: Este trabalho inclui reflexões sobre a influência da globalização na ordem jurídica estatal; a emergência de movimentos sociais capazes de promover a ampliação dos espaços públicos participativos; e ainda, a identificação do ativismo judicial transnacional como importante meio de atuação extra estatal da sociedade civil em prol dos direitos humanos. Nas últimas décadas identificou-se um comprometimento do Estado frente o contexto internacional, bem como, a emergência de mobilizações sociais emancipatórias, que perpassam as fronteira do Estado-nação. Assim, utiliza-se o método dedutivo, mediante revisão bibliográfica exemplificando-se com casos envolvendo o Brasil junto à Comissão e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Descrição: Artigo publicado na "Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina"
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 6_ Unisul.pdf183,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.