Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1837
Autor(es): Oliveira, Arlindo Weber de
Título: Violência de gênero e a pandemia no município de Canos/RS: uma análise das medidas protetivas de urgência
Palavras-chave: Violência de Gênero;Pandemia;Patrulha Maria da Penha;Medidas Protetivas de Urgência;Canoas/RS
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, A. W. Violência de gênero e a pandemia no município de Canos/RS: uma análise das medidas protetivas de urgência . 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1837. Acesso em: 16 jul. 2021.
Resumo: Este artigo tem por objetivo verificar os reflexos da Pandemia da Covid-19, causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, a partir de dados estatísticos extraídos através dos indicadores de violência de gênero, do número de Medidas Protetivas de Urgência - MPU - deferidas e da atuação da Patrulha Maria da Penha no município de Canoas/RS, ocorridos durante os anos de 2019 e 2020. Diante da complexidade que envolve o tema, a violência de gênero vem despertando atenção para possíveis causas de aumento no número de casos durante o período da pandemia. Sendo assim, o presente trabalho busca revisitar alguns conceitos relevantes sobre o assunto proposto, bem como difundir o trabalho desenvolvido pelos Policiais Militares que atuam nas Patrulhas Maria da Penha no Estado, tendo como recorte, o trabalho realizado através das Medidas Protetivas de Urgência deferidas no município de Canoas/RS. Estes, desvelam as dificuldades enfrentadas por determinados órgãos no atendimento às vítimas de violência, e de outro lado, a desenvoltura e o comprometimento na tentativa de minimizar as dificuldades e prestar assistência às vitimas de violência doméstica. Felizmente os dados trazem queda nos indicadores na sua grande maioria, mas, é importante e necessário ficarmos atentos às possíveis manifestações de violência que possam estar acontecendo e que por algum motivo, não estão sendo percebidas ou identificadas, compondo a chamada cifra oculta da violência de gênero.
Orientador(es): Carlos, Paula Pinhal de
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
awoliveira.pdfOpen Access652,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.