Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1935
Autor(es): Neves, Pedro Rodrigues
Título: Desenvolvimento de ferramenta computacional para dimensionamento de fundação em sapata isolada
Palavras-chave: Ferramenta;Dimensionamento;Fundação;Sapata
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: NEVES, P. R. Desenvolvimento de ferramenta computacional para dimensionamento de fundação em sapata isolada. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Engenharia Civil) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1935. Acesso em: 03 ago. 2021.
Resumo: O dimensionamento de estruturas tem se difundido cada vez mais por meio de softwares, os quais implicam em ganho de velocidade, precisão e grau de detalhamento. A dinâmica para aplicar essa tecnologia ao cálculo de fundações, contudo, tem sido menos abrangente para alguns profissionais por conta dos altos custos e das dificuldades impostas por prazos e adaptação à tecnologia. O caminho alternativo é de ofertar uma ferramenta acessível e que possa ampliar a qualidade de atendimento técnico – sobretudo a obras menores, em que o uso de sistemas computacionais não é tão presente. As sapatas isoladas, portanto, são apresentadas como o modelo de fundação a ser objeto de estudo, uma vez que são grande maioria na concepção estrutural em construções de pequeno ou médio porte.
Orientador(es): Adam, Diana Morussi Azambuja
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Engenharia Civil)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prneves.pdfOpen Access566,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.