Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1937
Autor(es): Stegel, Carolina Souza
Título: Inteligência emocional e sua relação com os profissionais de vendas nas negociações
Palavras-chave: Inteligência Emocional;Negociações;Emoções;Vendas
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: STEGEL, Carolina Souza. Inteligência emocional e sua relação com os profissionais de vendas nas negociações. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1937. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é abordar sobre a inteligência emocional (IE) e sua relação com os profissionais de vendas nas negociações. A inteligência emocional é a habilidade que o ser humano possui de lidar com suas emoções e sentimentos, e como ele as controla em determinadas situações. Em meados dos anos de 1920 esse conceito já estava sendo difundido por pesquisadores que acreditavam que as emoções também influenciavam o indivíduo como um todo, somando-se a razão. Hoje em dia a inteligência emocional (IE) é levada em consideração pelas organizações como forma de avaliação profissional e ela está diretamente ligada ao sucesso profissional e pessoal. Este estudo busca identificar se os profissionais de venda possuem habilidade em reconhecer suas próprias emoções e como essas estão relacionadas com as negociações. Aplicou-se pesquisa quantitativa descritiva com base em um questionário de auto avaliação do livro Teste sua Inteligência Emocional, de Davis (2006) e um questionário adaptado de Almeida e Sobral (2005). O questionário foi aplicado no mês de maio de 2020 com objetivo de estudar sobre a inteligência emocional e qual a sua relação e influência com os profissionais de venda, tanto em ambiente organizacional quanto nas negociações. Para o efeito, o estudo foi realizado com 28 profissionais de vendas sobre como as emoções são controladas e influenciam no seu cotidiano e em suas negociações. O estudo revelou que a maioria dos profissionais não possuem habilidade em reconhecer as próprias emoções e que elas, demonstradas de forma positiva podem influenciar nas negociações. Com base nos conceitos e teorias apresentados, e nos resultados atingidos, fica evidente que é de extrema importância o desenvolvimento das habilidades da inteligência emocional (IE) dos profissionais de vendas.
Descrição: Este trabalho foi elaborado para a disciplina de trabalho de conclusão de curso II, do curso de Administração da Universidade La salle. A autora do mesmo possuí interesse em redigir sobre o tema inteligência emocional nas organizações pois é uma habilidade buscada no perfil profissional atual.
Orientador(es): Telles, Tamara
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

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