Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1945
Autor(es): Souza, Joseane de
Ostermann, Ana Cristina
Borges, Maria de Lourdes
Título: Controlando o incontrolável: a aplicação das regras de atendimento na construção da compreensão mútua entre clientes e atendentes em um call center
Palavras-chave: Análise da Conversa;Helplines;Interação ao telefone;Prescrições;Humanização
Data do documento: 2015
Editor: Unisul
Citação: SOUZA, J.; OSTERMANN, A. C.; BORGES, M. L. Controlando o incontrolável: a aplicação das regras de atendimento na construção da compreensão mútua entre clientes e atendentes em um call center. Linguagem em Discurso, v. 15, n. 1, p. 13-32, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/hjNf6gqrLWQsTtZXLYrFqYJ/?lang=pt. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: Este artigo propõe analisar a compreensão mútua como faceta dos comportamentos diádicos em um encontro de serviço, elemento discursivo pouco estudado, conforme a literatura de marketing e gestão de pessoas aponta (MA; DUBÉ, 2011). Especificamente, investiga-se como a compreensão mútua é ou não construída entre clientes e atendentes de um serviço telefônico a partir da aplicação dos scripts e regras de atendimento (elemento textual) criadas pela gestão de pessoas. Utilizando a Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), analisam-se dados reais de interações de maneira microetnográfica. O corpus deste artigo constitui-se de 126 interações gravadas em áudio na central de atendimento do Disque Saúde em Brasília. Os resultados revelam que somente o seguimento das regras não garante o estabelecimento da compreensão mútua, ao contrário, deixa margem para ações interacionais distintas, como o abandono da compreensão mútua quando os atendentes deparam-se com demandas da interação que não podem ser previstas pelo script.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsouza.acostermann.mlborges.pdfOpen Access1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.