Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1952
Authors: Pires, Matheus Wotrich
Title: A prática da gestão ambiental: estudo de caso em uma indústria do segmento calçadista do rio grande do sul
Keywords: Gestão Ambiental Empresarial;Práticas Ambientais de Sustentabilidade;Impacto Ambiental
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: PIRES, Matheus Wotrich. A prática da gestão ambiental: estudo de caso em uma indústria do segmento calçadista do rio grande do sul. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1952. Acesso em: 06 ago. 2021.
Abstract: Uma empresa ambientalmente responsável engaja-se profundamente em um novo modo de ver e fazer as coisas. A gestão ambiental ou administração ambiental é o método empregado para levar uma organização a atingir e manter-se em funcionamento de acordo com as normas estabelecidas. Nesta perspectiva, este estudo elencou como objetivo geral estudar as práticas ambientais aplicadas na indústria de Calçados Bibi LTDA., a qual atua no segmento infantil e está há mais de 70 anos no mercado. Desse modo, delineou-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a indústria Calçados Bibi bem como o seu processo produtivo; identificar as principais ações realizadas pela indústria no intuito de minimizar seu impacto ambiental e reconhecer programas ambientais e de educação implementados pela indústria. A metodologia empregada neste estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa através de uma pesquisa descritiva e exploratória, onde a coleta de dados utilizou-se de uma pesquisa de dados secundários junto a materiais publicados pela empresa em questão e relatórios da área. A fonte de dados primários foi obtida a partir da aplicação de uma entrevista estruturada junto ao gestor ambiental da empresa. Neste sentido, utilizou-se como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo por intermédio das categorias: caracterização da indústria e processo produtivo; impactos ambientais; práticas, programas ambientais e educação. Da análise dos dados constatou-se que a empresa, por suas práticas de gestão ambiental, é ambientalmente sustentável, vez que não coloca em risco os recursos naturais dos quais depende, ou seja, a empresa não gera impacto ambiental.
Description: Desde a Revolução Industrial, o uso de recursos naturais tem ultrapassado a capacidade do planeta de suportar a agressão desenfreada a que vem sendo submetido, através de uma diversidade de substâncias e materiais que não existiam na natureza. Milhões de substâncias químicas foram criadas, e esse número não para de crescer a exemplo das emissões ácidas dos gases de efeito estufa (GEE), aliadas ao lixo gerado pela população que cada vez mais está composto por restos de embalagens de produtos industriais, acarretando uma intensa degradação ambiental (BARBIERI, 2016).
metadata.dc.contributor.advisor: Cristiane Duarte de Arruda
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mwpires.pdfOpen Access240,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.