Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1959
Autor(es): Goulart, Gimena Maiza Gomes dos Reis
Título: Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem no ambiente hospitalar uma revisão de literatura
Palavras-chave: SAE;Enfermagem
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: GOULART, Gimena Maiza Gomes dos Reis. Aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem no ambiente hospitalar uma revisão de literatura. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1959. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: A realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atribuição privativa do enfermeiro e um instrumento metodológico que orienta a elaboração de cuidados individuais ao paciente, melhorando o assistência prestada e diminuindo riscos decorrentes da assistência da saúde além de organizar o trabalho da enfermagem. Mas, a implementação da SAE apresenta inúmeros desafios e viabilidade para o seu funcionamento. Objetivo: Conhecer a percepção dos enfermeiros sobre a aplicabilidade da SAE no ambiente hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório. A busca pela literatura foi realizada nas bases de dados da biblioteca virtual em saúde, também foi utilizado livro, normativas, legislações do Conselho Federal de Enfermagem e dissertação. Foram selecionados 29 artigos disponíveis na íntegra, em idioma português publicado no período de 2011 a 2021. Desenvolvimento: Após a leitura foi possível dividir a pesquisa em três categorias: As vantagens na implementação da SAE; Os desafios na implementação da SAE e a viabilidade para a efetivação da SAE no ambiente hospitalar. Conclusão: Mesmo conhecendo os benefícios que a SAE traz para a assistência prestada, ainda apresenta pouca viabilidade. Os principais obstáculos de sua implementação são a falta de recursos humanos, sobrecarga de trabalho que acarreta em falta de tempo, carência para a operacionalização do SAE, escassez de treinamento para equipe, falta de recursos materiais e o aprisionamento do enfermeiro às questões burocráticas.
Orientador(es): Welfer, Márcia
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gmgrgoulart.pdfOpen Access205,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.