Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1983
Autor(es): Pereira, Janine Ester Ferreira
Título: Revisão histórica do processo de entrada dos usuários no serviço básico de saúde: do INAMPS ao sus
Palavras-chave: História da saúde;previdência social;direito à saúde;acolhimento;políticas em saúde
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, J. E. F. Revisão histórica do processo de entrada dos usuários no serviço básico de saúde: do INAMPS ao sus. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1983. Acesso em: 11 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é esclarecer a evolução dos sistemas de saúde, contemplando os direitos dos cidadãos ao atendimento básico em diferentes épocas até o atual Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica em forma de linha histórica sobre o tema “O processo de entrada dos usuários no serviço básico de saúde: do INAMPS ao SUS”. Foram utilizados artigos publicados em periódicos nacionais sobre o tema, entre os períodos de 1970 a 2021, localizados em busca eletrônica para o levantamento de dados. Notou-se uma evolução na saúde pública, do direito ao acesso à saúde, ainda que fosse um atendimento ao tratamento da doença, até os dias atuais, onde há o acolhimento de demanda espontânea, promoção e Educação em Saúde. Percebe-se que apesar do desenvolvimento deste atendimento, ainda há a necessidade de trabalhar no momento do encontro profissional e equipe de saúde com o cidadão, objetivos desde a direção a ascensão à saúde, bem como formar uma porta aberta, para a orientação do uso adequado e qualificado do Sistema Único de Saúde.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jefpereira.pdfOpen Access142.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.